Casas Minimalistas são tendência do século XXI

“Minimalismo”. O termo amplamente usado para descrever que menos é mais e que resume não só um modo de consumir ou de criar, mas um verdadeiro estilo de vida, foi recentemente mais divulgado por vários documentários como (Minimalism The Minimalist A Simple Way Living Big in a Tiny House) entre outros, mostrando que não é simplesmente um modismo, mas uma tendência mundial do século XXI.

Os minimalistas estão por toda parte. Alguns deixam de comprar supérfluos ou se livram de móveis que não possuem função além da decorativa. Outros optam pelos “armários capsulas” e reduzem seus antigos closets a 50, 30 ou até mesmo 19 peças de roupa. Já os mais radicais (ou talvez mais evoluídos), vão além, e aderem a chamada “Tiny House” reduzindo a própria casa – e toda a experiência do morar – apenas ao que lhe é essencial.

O Designer e Paisagista Ricardo Afiune, que projeta móveis desde 2009, também está no processo de desconstrução de seus padrões de consumo e de olho na tendência minimalista, projetou casas que variam de 15m² a 40 m² e que seguindo os conceitos das Tiny House, criou soluções inteligentes e sustentáveis para suas Kabanas como ele às chama.

Pequenas, e com pouquíssimos itens, as Kabanas são projetadas para serem práticas, rápidas na construção, custo reduzido e controlado, sustentáveis e além de muito fáceis de limpar.

Embora pareça pequena por fora, por dentro, a casa parece grande e traz uma sensação de paz e aconchego, que aproxima as pessoas que vivem nela, ajudam a desenvolver um maior o senso de comunidade e traz mais praticidade para a vida cotidiana.

As Kabanas são fascinantes e cada vez mais atraem pessoas em saber mais sobre elas. Os métodos construtivos são o steel frame e wood frame, casas de madeira ou até mesmo as casas containers por exemplo, oferecem grandes vantagens sendo a mais interessante delas o tempo de construção reduzido.

 

 

Vantagens:

  • Tempo de construção reduzido:
  • Economia de até 75% no custo da fundação, já que resultam em estruturas mais leves.
  • Possibilitam o total controle do projeto, o que influi diretamente na redução de margem de erro garantindo um esquadro e prumo perfeitos.
  • Permitem explorar vários desenhos arquitetônicos resultando em residências bonitas e modernas.
  • Possibilitam gerar uma lista de matérias mais precisa, o que evita o desperdício e gastos desnecessários com os mesmos.
  • Facilitam as instalações elétricas, hidráulicas, sistema de gás e instalação de ar-condicionado.
  • Oferecem um excelente desempenho térmico e acústico.
  • São consideradas obras limpas e sustentáveis, já que não geram entulhos, acúmulo de materiais de construção e garantem a economia de água e energia possibilitando até mesmo o uso de materiais recicláveis.
 
Quanto Custa?

Em geral, dependendo dos acessórios escolhidos pelo cliente, o custo varia de 1.000 a 2.000 reais o m2.A grande vantagem, porém, vem na hora de morar. Com menos espaço, contas básicas, como água, luz e supermercado, diminuem. Em alguns lugares, soma-se a isso alguns descontos em impostos, já que a casa é pequena e muitas vezes não está fixa em um terreno.  Isso sem contar que, com pouco espaço para ocupar, você vai, naturalmente, comprar muito menos.